O nosso corpo

Source

Quando correctamente cultivada, a nossa atenção pode discernir, contemplar, transcender e por isso libertar-nos das limitações dos nossos rotineiros padrões de pensamento, dos nossos rotineiros sentimentos, das nossas rotineiras relações e dos dos estados mentais e das emoções frequentemente turbulentas e destrutivas que os acompanham.

Tais hábitos são inevitavelmente condicionados pelo nosso passado, não apenas através da nossa herança genética, mas também através das nossas experiências de trauma, medo, falta de confiança ou ressentimento por injustiças ocorridas no passado. Mas independentemente de tudo isto, estes são hábitos que estreitam a nossa visão das coisas, distorcem o nosso entendimento e que se não forem cuidados, podem impedir o nosso crescimento pessoal e o nosso processo de cura. 

Para que possamos então reencontrar o nosso caminho, tanto individualmente como enquanto espécie, precisamos primeiro de voltar ao nosso corpo, onde os nossos sentimentos e aquilo a que chamamos mente, têm origem. O nosso corpo é aliás algo que nós normalmente ignoramos; podemos até praticamente nem o habitar, quanto mais cuidar dele e honrá-lo… Estranhamento o nosso corpo ė uma paisagem que simultaneamente nos é tanto familiar, como incrivelmente desconhecida. É um domínio que nós às vezes podemos temer ou até mesmo do qual não gostamos, dependendo do nosso passado e daquilo porque passamos ou tememos vir a passar. Outras vezes pode ser algo pelo qual nos sentimos profundamente seduzidos, obcecados com o seu tamanho, forma, peso ou aspecto, correndo o risco de cairmos numa inconsciente mais interminável auto-preocupação e mesmo narcisismo. 

Jon Kabat-Zinn, Coming to our Senses – Healing Ourselves and the World Through Mindfulness

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: