Carta para uma Mente Saudável

Uma criação de Dan Siegel e David Rock, seguindo o espírito da Pirâmide Alimentar, aí está a “Carta para uma Mente Saudável” (The Healthy Mind Platter), a forma como estes dois peritos no funcionamento do nosso cérebro descrevem os elementos essenciais deste plano para uma mente saudável.

A “Carta para uma Mente Saudável” contém sete actividades diárias necessárias para uma saúde mental ideal. Estas sete actividades incluem todos os ingredientes necessários para que o nosso cérebro e os nossos relacionamentos funcionem idealmente.

Ao dedicarmos diariamente algum tempo a todas estas actividades, promovemos uma maior integração na nossa vida e permitimos que o nosso cérebro coordene e balance equilibradamente todas as suas actividades. Estas actividades mentais essenciais fortalecem as conexões internas do nosso cérebro, assim como as nossas relações com as pessoas e o mundo em nosso redor.

Não existem sugestões específicas quanto ao tempo a dedicar a cada uma destas actividades para que desenvolvamos uma mente saudável, dado que cada indivíduo é diferente e também dado que as nossas necessidades variam ao longo do tempo. O objectivo é portanto que nos tornemos alertas para o espectro completo de actividades mentais essenciais, tal como com os nutrientes essenciais à nossa alimentação, permitindo-nos perceber se todos os dias trazemos para a nossa vida os ingredientes certos para a nossa “dieta mental”, ainda que apenas por um curto período de tempo. Da mesma forma que não comeríamos pizza todos os dias durante semanas a fio, também não deveríamos viver a nossa vida apenas com “tempo dedicado à concentração”, não dedicando nenhum tempo ao sono.

A chave é balançarmos o nosso dia-a-dia com estas actividades mentais essenciais. A nossa saúde mental depende sobretudo do reforço das nossas conexões com os outros e o mundo à nossa volta; e tudo isto depende de fortalecermos as conexões que existem no nosso próprio cérebro. Quando variamos o focus da nossa atenção com este vasto espectro de actividades mentais, damos ao nosso cérebro várias oportunidades para que ele se desenvolva de diferentes formas.

Uma forma de utilizar esta “Carta” é mapearmos o nosso dia e percebermos que tempos médios dedicamos a cada uma destas actividades. Como com uma dieta equilibrada, existem muitas combinações que podem funcionar bem.

Em conclusão, é obviamente importante alimentarmo-nos correctamente, mas enquanto sociedade falta-nos claramente informação sobre o que é necessário para que possamos desenvolver mentes saudáveis. Como a nossa mente encarna e incorpora as nossas relações com os outros e o ambiente que nos rodeia – tanto natural, quanto cultural – estas sete actividades diárias ajudam-nos a fortalecer as nossas conexões internas e relacionais. E como o cérebro está continuamente em mudança em resposta à forma como nós dirigimos a nossa atenção ao que nos rodeia, podemos usar a nossa atenção de uma forma que envolva o nosso corpo e as nossas relações, para criarmos uma mente saudável ao longo da nossa vida!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: