The Alexander Technique

Frederick Matthias Alexander nasceu na Austrália em 1869 e na sua juventude ele demonstrou uma grande apetência e talento como actor, contudo enfrentou um grande obstáculo face às suas ambições no teatro: problemas com a sua voz chegavam por vezes a impedi-lo de sequer falar durante algumas das suas actuações. Estes problemas acabaram por se tornar tão severos que ele ponderou abandonar a sua carreira enquanto actor. Foi contudo nesta altura que ele se apercebeu do facto de que as suas dificuldades vocais apenas aconteciam quando ele estava em palco e não nas restantes situações do seu dia-a-dia. Conclui por isso que estaria a fazer algo de diferente com a sua voz quando estava em palco e que seria este “algo de diferente” que lhe causaria as dificuldades que ele enfrentava.

Com esta hipótese em mente, ele começou a fazer experiências e a observar-se a si próprio enquanto falava e recitava os seus textos. Foi então que ele descobriu que a sua teoria estava apenas parcialmente correcta. Primeiro, não era “algo de diferente” que ele fazia durante as suas actuações que causava os seus problemas vocais, mas uma forma habitual de interferir com a sua coordenação que estava presente em tudo o que ele fazia. Ele simplesmente fazia mais desse “algo de diferente” enquanto actuava. Em segundo lugar, não era algo que ele fazia especificamente com a sua voz, mas antes a forma como “ele se usava a si próprio de uma forma integral” que era a raiz dos seus problemas.

Foi então através então de uma persistente e sistemática auto-observação que Alexander eventualmente descobriu princípios básicos de coordenação humana e que desenvolveu numa técnica que poderia ser usado em qualquer altura e em qualquer local e que lhe assegurava a melhor qualidade da sua performance em qualquer tarefa que ele estivesse a levar a cabo, incluíndo mas não apenas, as suas performances no teatro.

Mais informações: http://www.alexandertechnique.com/

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: