A pessoa mais feliz do mundo?

Matthieu, o homem mais feliz do mundo?

Isto na verdade é uma brincadeira… Claro que é melhor do que ser chamado a pessoa mais infeliz do mundo, mas esta afirmação não é baseada em fundamentos científicos…

Quando a história foi publicada em vários jornais, eu tentei fazer um esclarecimento, mas em vão. Pedi desculpa aos meus colegas cientistas e agora tento levar esta história com humor. Quando me perguntam sobre este tema, eu respondo que qualquer pessoa pode ser a pessoa mais feliz do mundo, desde que procure a sua felicidade no local certo. A felicidade autêntica pode apenas vir de um desenvolvimento de longo prazo da sabedoria, do altruísmo e da compaixão e da irradicação completa de toxinas mentais como o ódio, o apego e a ignorância.

Há alguns anos atrás, a cadeira de televisão australiana ABC fez um documentário sobre felicidade, em que eu participei. A dada altura, o jornalista disse: “Aqui está talvez a pessoa mais feliz do mundo.” As coisas mantiveram-se calmas durante uns tempos, mas uns anos mais tarde o jornal inglês “The Independent” publicou na sua capa uma história em que me apelidavam de “A pessoa mais feliz do mundo“. A partir daí, a situação perdeu o controlo…

O jornalista tinha baseado a sua história no facto de eu estar a participar há vários anos em algumas pesquisas científicas em neurociência em laboratórios nos EUA, em particular o de David Richardson na Universidade de Maddison, no Wisconsin. Os cientistas concluiram que quando meditadores com muitos anos de treino meditavam sobre compaixão, a actividade em algumas zonas do cérebro aumentava numa magnitude que nunca havia sido descrita em neurociência. Algumas destas zonas que se demonstraram mais activas eram conhecidas por estarem relacionadas com emoções positivas. Mais de quinze destes meditadores “de longo prazo” apresentaram resultados semelhantes, mas eu por acaso fui o primeiro a participar nos testes. E é tudo.

in Matthieu Ricard, blog

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Anúncios
%d bloggers like this: